#LIGAGAUCHA2020 - Tecnologia da Liga Gaúcha é aliada para o retorno seguro do futsal



 

 



Tecnologia da Liga Gaúcha é aliada para o retorno seguro do futsal

Tecnologia da Liga Gaúcha é aliada para o retorno seguro do futsal

Se toda a comunidade do futsal está em compasso de espera pela retomada das competições, a tecnologia desenvolvida a partir da Liga Gaúcha de Futsal será uma aliada capaz de fazer a diferença no desenvolvimento dos protocolos sanitários da Liga Nacional e das demais ligas estaduais para a volta do esporte com segurança. Trata-se de uma evolução do sistema Gioco, que começou a ser implantado aqui no Rio Grande do Sul no ano passado.

O já conhecido sistema online de registros de atletas, clubes, árbitros, competições e súmulas, no modelo do protocolo desenvolvido pela Liga Nacional de Futsal, terá pelo menos uma nova ferramenta. Cada atleta preencherá, com a sua senha de acesso ao sistema, os dados atualizados do inquérito epidemiológico. Situações como sintomas, temperatura aferida a cada dia e resultados de testes para detecção de Covid-19 estarão armazenados no banco de dados do clube, da liga e das competições.

"Até o dia 15 deveremos finalizar este modelo para a Liga Nacional, e tenho convicção de que será fundamental para aumentar a segurança do retorno do futsal. A partir desta experiência, será possível replicarmos para as demais ligas estaduais, como a gaúcha. Mas eu ressalto que para o sistema fazer a diferença, será preciso comprometimento de todos. Os cadastros precisam estar plenamente atualizados. Tanto pelos clubes, quanto pelos atletas. No caso do inquérito epidemiológico, isso precisa ser feito sempre pelo jogador, que terá a sua senha, e não pelo clube", aponta o diretor de TI e Sistema da Liga, Thiago Genari, que desenvolveu o sistema Gioco.

O modelo que desburocratiza e agiliza as relações no futsal gaúcho foi criado pela empresa 4BP, em parceria com a Liga Gaúcha, lá nos primeiros meses de 2019. E agora, no momento em que a pandemia obriga o distanciamento, a tecnologia se mostra fundamental nesta nova normalidade.

"O atleta faz o seu cadastro para contratações e transferências da sala de casa. Não precisa ir até o clube, fazer cópias de documentos, enviar papelada para a Liga pelo correio. A nossa estimativa é de que, em 2021, uma trasferência, e toda a relação entre clubes, atletas e a Liga será possível em apenas 15 minutos", aponta Genari.

Com o desenvolvimento de súmula eletrônica, nem mesmo a troca burocrática de papeis antes dos jogos possivelmente não seja necessária a partir da pandemia.

Para quem não conhece, o sistema Gioco, ele funciona como nos jogos de gerenciamento de clubes nos e-sports. É bem simples: quando há uma negociação, o clube envia, via sistema, um convite para o atleta que, quando o aceita, assim como em uma rede social, passa a fazer parte do elenco daquele clube. Depois, o processo se repete, mas na relação entre o clube e a a liga.

Ao longo do último ano, o Gioco evoluiu, e não se limita aos registros. É pelo sistema que informações sobre competições, cartões, artilharia ou arbitragem também são controlados. De acordo com Thiago Genari, a ideia é que o Gioco represente, para os jogadores, um currículo sempre atualizado das suas carreiras, com todos os dados. Desde os gols, o número de atuações até as suas transferências, e, a partir de agora, o seu histórico de saúde em relação ao coronavírus.

"Quando os clubes migraram para a Liga, tínhamos um grande desafio para solucionar a questão dos registros, e dar conta de toda a burocracia que envolve a organização do esporte. A tecnologia se mostrou uma grande aliada para quebrarmos um paradigma, e uma certa resistência que sempre houve no nosso meio. E ainda estamos em evolução", garante Genari.

A partir da Liga Gaúcha, o Gioco chegou às ligas catarinense e mato-grossense e, finalmente, à Liga Nacional de Futsal e à Associação Brasileira de Ligas de Futsal (ABLF). A tendência é se tornar o sistema oficial, e unificado, de cadastros e transferências entre as ligas de futsal brasileiras.



Liga Gaúcha de Futsal

E-mail: contato@ligagaucha.com.br

Documentos