#LIGAGAUCHA2021 - Quem disse que este ano seria fácil?



 

 



Quem disse que este ano seria fácil?

Quem disse que este ano seria fácil?

Quando as notícias se espalharam em todo o planeta e a realidade, diferente de tudo o que havia sido visto e vivido antes, bateu à nossa porta, o momento era de união e de criatividade para lidarmos de forma diferente com um cenário tão diverso.
 
Nós, da Liga Gaúcha de Futsal, tratamos disso neste 2020. Ao mesmo tempo em que trabalhamos para que a modalidade seguisse o curso que havíamos traçado para o crescimento neste ano, ponderamos e compreendemos que a saúde de quem vive o futsal sempre estaria em primeiro lugar.
 
Do começo ao fim deste conturbado ano, nunca decidimos sozinhos o rumo a seguir. Se a pandemia nos exigia união, foi também disso que tratamos neste 2020. Ouvir, ouvir e sempre ouvir os clubes até chegarmos a consensos que, muitas vezes, podem ter contrariado alguns, mas sempre respeitaram a coletividade dos clubes, que é disto que a Liga Gaúcha de Futsal é feita.
 
Neste domingo, encerramos uma inovadora e exemplar competição em tempos de adaptações pelas dificuldades de se manter os clubes funcionando na pandemia. SR Futsal e AVF decidiram a Liga Gaúcha Unificada Sicoob / Taça Lauri José Dias em um ginásio vazio. É evidente que nós, como amantes do futsal, nunca desejaríamos que o nosso esporte que envolve comunidades deveria ser jogado sem público ou sem toda a imprensa ali, marcando o ambiente do esporte.
 
Mas 2020 era um ano que exigia soluções criativas e que colocassem a saúde de todos em primeiro lugar. A Liga Gaúcha de Futsal inovou. Elaborou um detalhado protocolo sanitário, que passou por aprovação das autoridades do Estado, para garantir as competições, sim, mas só com segurança.
 
Finalizamos as competições Feminina, Sub-20 e Unificada. É claro que gostaríamos de encerrar ainda neste ano a Liga Gaúcha Sicoob de Futsal e as competições de Categorias de Base. Mas não nos arrependemos da decisão de transferir para 2021 estas decisões, por dois motivos: prezamos pela saúde e a união dos clubes desde o início desta crise provocada pela pandemia. Sempre, desde o início deste turbilhão de fatos que vieram com a pandemia, prezamos pelo diálogo e a segurança sanitária.
 
O ano de 2021 já chega em alguns dias. Nós não flexibilizaremos nossas convicções no diálogo, na construção coletiva e na saúde de clubes, atletas, staff e imprensa envolvidos com o evento que é uma partida de futsal.
 
Nos causa espanto depararmos com partidas de futsal no Rio Grande do Sul, em pleno agravamento da pandemia neste final de ano, abertas ao público, com festas e aglomeração nas portas e até mesmo dentro dos ginásios em nome sabe-se lá de qual interesse. Finalizar o calendário? Não, nós da Liga Gaúcha de Futsal sabíamos que 2020 não seria um ano fácil.
Sabíamos que, como o mundo inteiro, estamos diante do escuro, e não se conduz uma entidade com riscos diante do imponderável. É preciso responsabilidade. Nós temos consciência da nossa, e assim seguiremos construindo em 2021



Liga Gaúcha de Futsal

E-mail: contato@ligagaucha.com.br

Documentos