#LIGAGAUCHA2021 - Que venha 2021!



 

 



Que venha 2021!

Que venha 2021!

O nosso adeus ao ano velho, na Liga Gaúcha foi com muito aprendizado, cooperação e a certeza de que a união é o caminho para fortalecimento da modalidade.

Planejamos 2020 como o melhor ano da nossa história. Tínhamos um número recorde de filiados em todas categorias, consolidávamos nosso planejamento estratégico com conquistas como a retomada da Penalty no futsal gaúcho, e pela primeira vez, o patrocionador de naming right da competição, com a chegada do Sicoob. E, já pensando os passos seguintes, incubamos a primeira startup gaúcha com foco em futsal e gerenciamento de competições e escolinhas. Como resultado, nosso projeto de lei de incentivo ao esporte, após dois anos de entidade, estava apto para captação. Em outra ponta, nosso quadro de arbitragem seguiu crescendo e se qualificando.

Logo no pontapé inicial desta promissora temporada, porém, fomos contra-atacados pela pandemia, e nos vimos obrigados a replanejar, ouvir e construir com todo o cuidado o ano que ainda não se sabia como acabaria. 

Pois a Liga Gaúcha se reinventou. Lançamos o Curso EAD para formar e reciclar nosso quadro de arbitragem, abraçamos o projeto do Futsal Solidário, promovemos palestras de capacitação para os filiados, lançamos o Liga Gaúcha News, que passou a tratar com a seriedade que merecem as notícias sobre o nosso futsal, além de recordar memórias importantes do que já rolou nas nossas quadras.

Nunca estivemos parados. Se estávamos, como todo o mundo, em crise, era momento de seguirmos construindo o caminho futuro, como sempre foi a nossa marca. Estudamos e mapeamos a situação do futsal gaúcho. Ao final, entregamos ao governo estadual e divulgamos à imprensa um inédito estudo de impacto economico da Liga Gaúcha de Futsal, e assim abrimos o diálogo com os órgãos competentes do Estado para que o esporte pudesse retornar com segurança. De um lado, foi construída em conjunto com nossos clubes a execução do calendário, de outro, um protocolo sanitário rigoroso foi aprovado pelas autoridades.

Driblamos as baixas, e a temporada abriu com decisão e taça no armário. Foi a inédita Super Liga Gaúcha de Futsal. Para garantir o calendário regular, mudamos a fórmula de disputa visando ajustar à realidade e diminuir despesas. Unificamos as ligas 2 e 3 e decidimos juntos o não rebaixamento, mantendo o acesso de categoria.

Mas como fazer futsal sem público nos ginásios? Alguns questionavam. Nós buscamos a resposta: criatividade. Lançamos um canal de streaming, criamos um modelo híbrido com 100% dos jogos transmitidos, Finalizamos a Liga Gáucha Feminina de forma sediada, fizemos as finais da categoria Sub-20 e da Unificada. Mesmo suspendendo as competições de base e adiando o encerramento da Liga Gaúcha, fechamos 2020 com muitos motivos a comemorar.

Isto tudo com uma estrutura enxuta e gerenciando 10 categorias e mais de 100 filiados.

Agradecemos a todos que se esforçaram para superarmos 2020. Presidentes e diretores dos clubes, comissões técnicas, atletas, imprensa e produtoras de vídeo, nosso departamento de arbitragem e representantes, prefeitos, secretários de esporte e saúde, enfim, todos que mantiveram diálogo construtivo para que seguíssemos firmes e acreditando na evolução da nossa modalidade.

Que venha 2021. Estaremos ainda mais fortes e unidos em busca do melhor para o futsal gaúcho.



Liga Gaúcha de Futsal

E-mail: contato@ligagaucha.com.br

Documentos