Os segredos da bola da Liga Gaúcha na pauta do Workshop Solidário

Quando o árbitro apita, ela se torna o objeto mais desejado dentro da quadra. Mas já parou para pensar em todo o processo criativo e tecnológico que envolve desde a produção da bola até o primeiro chute. Na noite desta quarta, a Penalty, fabricante oficial das bolas da Liga Gaúcha SICOOB de Futsal, vai revelar um pouco do segredo das melhores bolas de futsal do mundo, na oitava edição do Workshop Futsal Solidário. O gerente regional de vendas da marca, Rodrigo Joly, é o convidado desta semana, no evento online exclusivo para filiados da Liga, que acontece a partir das 19h desta quarta.
"O desenvolvimento da bola ideal precisa atender desde os critérios técnicos próprios do esporte, como o tamanho, o quique e a resistência, mas, no caso da Penalty, atende principalmente aos atletas e praticantes. Qualquer produto nosso só é lançado depois de chancelado por eles. Nós escutamos quem joga durante todo o período de testes, e isso faz a diferença da marca nas últimas três décadas", acredita Joly.
CLUBES DE FUTSAL NO MERCADO DO E-COMMERCE
AS NOVAS REGRAS DO FUTSAL EM DEBATE
O DESAFIO DE MANTER VIVA A ESSÊNCIA DO JOGO
O título do workshop nao é a toa: "O segredo por trás da bola Penalty: saiba a bola ideal para o seu jogo". É que, se a Max 1000, considerada a melhor bola de futsal do mundo, é a ideal para a elite do futsal, talvez não seja a adequada para a exigência daquele jogo semanal entre os amigos do trabalho, ou para a gurizada que está dando os primeiros passos no esporte.
"É muito importante entender o custo-benefício para o praticante. É isso o que nós levamos em conta na Penalty, por isso, temos uma linha bastante ampla para o futsal. Daqui a pouco, para o jogo entre amigos do bairro, or exemplo, seja mais importante a resistência do que a performance da bola. Ou, para crianças, uma bola com material mais macio, para não machucar no momento do chute ou da defesa. Sempre tem uma bola ideal para o seu jogo", diz.
A história de evolução da bola de futsal até chegarmos à Max 1000 começou quando a FIFA assumiu o futsal mundial e determinou: o esporte já não poderia ser aquele da "bola pesada", que deixava re sultados muitas vezes desastrosos, com lesões até graves provocadas pelo impacto da bola.
PARCERIA ENTRE FUTSAL E COOPERATIVISMO
BILLY, DO BR FUTSAL, É O CONVIDADO DO WORKSHOP SOLIDÁRIO
GESTÃO É O TEMA DA SEGUNDA EDIÇÃO DO WORKSHOP SOLIDÁRIO
Foram chamadas três grandes fabricantes mundiais para desenvolver uma bola mais macia, para garantir a integridade física dos atletas. A Penalty estava entre elas.
"Em 2004, lançamos a tecnologia termotec, que incuiu um amortecimento entre o gomo externo e a câmara interna. E o modelo evolui a cada ano. O caminho, no futuro, é que bola seja equilibrada. Por exemplo, hoje temos a câmara 6D, com discos internos em cada ponto. Para muitos, é a melhor bola do mundo", comenta Rodrigo Joly.
O Workshop Solidário foi uma das ações desenvolvidas pela Liga Gaúcha neste momento de pandemia, como forma de qualificar os nossos filiados. A cada semana, temos um convidado abordando uma das áreas do futsal.