#LIGAGAUCHA2020 - Inédita Liga Unificada terá taça em homenagem ao árbitro Lauri José Dias



 

 



Inédita Liga Unificada terá taça em homenagem ao árbitro Lauri José Dias

Inédita Liga Unificada terá taça em homenagem ao árbitro Lauri José Dias

Em um ano atípico como este, a partir do dia 3 de outubro, o futsal gaúcho dará mais uma demonstração de força e, acima de tudo, união para sair da pandemia. Esta é a data marcada para o início da Liga Gaúcha Unificada Sicoob de Futsal, reunindo 10 clubes originalmente das ligas 2 e 3, e com uma homenagem especial. O campeão será premiado com a Taça Lauri José Dias, em homenagem ao árbitro e delegado do quadro da Liga Gaúcha, falecido neste mês, aos 70 anos.

As equipes serão divididas em dois grupos para a disputa da primeira fase, com todos enfrentando-se dentro dos grupos. Classificam-se os quatro primeiros de cada chave, até chegar à decisão.

Têm participação confirmada na Liga Unificada, na chave A, o Fundescar (Carazinho), SR Futsal (Santa Rosa), Gaúcho (Tupanciretã), AVF (Vacaria) e Cometa (Rodeio Bonito), e na chave B, FXF (Fontoura Xavier), Pelotas, Cruzeiro (Canguçu), AGE (Guaporé) e APF (Gentil).

"Será emocionante, e fazemos questão de entregar esta taça ao clube campeão. Meu avô estaria muito orgulhoso, porque o esporte, e especialmente o futsal, será uma paixão para ele. A cada escala que saía, ele se preparava uma semana inteira para a viagem. Muitas vezes eu acompanhei ele e vi o carinho que as pessoas no meio do futsal sempre tiveram pelo meu avô", comenta o Erico Dias Stoduto, de 21 anos.

Ele é um dos quatro netos de Lauri. Natural de Porto Alegre, Paiacan, como era conhecido no mundo do futsal. Desde o começo da década de 1990, Lauri foi árbitro, anotador e delegado no futsal gaúcho.

"Dentro da ideia da unidade que esta competição terá, nada mais justo que prestarmos essa singela homenagem a uma figura fundamental ao futsal gaúcho, e que, enquanto esteve conosco, sempre trabalhou pelo crescimento da modalidade. O propósito da Liga Gaúcha sempre foi o de valorizar quem merece ser valorizado, e, para nós, foi uma honra termos recebido a autorização da família do Lauri para esta homenagem. Era um homem admirado por todos", comenta o presidente da Liga, Nelson Bavier.

Mas em jogo não estará somente a Taça Lauri José Dias. Durante toda a competição, todos os clubes estarão de olho na classificação geral, e os seus rivais diretos. É que os acessos previstos para para a temporada de 2021 seguirão em jogo. Os clubes originalmente da Liga 2, disputam duas vagas na elite no ano que vem. E as equipes da Liga 3, o acesso à Liga 2 de 2021.

"É motivo de muito orgulho e satisfação conseguirmos definir uma competição, mesmo com as desistências, que dará a oportunidade aos clubes de movimentarem aos profissionais, tanto atletas quanto integrantes de comissões técnicas, de trabalharem em um ano tão conturbado como esse. A Liga entendeu que isso era mais importante do que o rigor de um regulamento de Liga 2 ou Liga 3. Unificamos pelo bem da modalidade", diz o presidente da Liga.

São cinco clubes de cada liga original: AVF, Cometa, Pelotas, Cruzeiro e AGE (Liga 2); Fundescar, SR Futsal, Gaúcho, FXF e APF (Liga 3).



Liga Gaúcha de Futsal

E-mail: contato@ligagaucha.com.br

Documentos